O acesso às conexões de internet de banda larga tornou-se uma obrigação para as economias em crescimento em todo o mundo já que o comércio, a comunicação e a inovação ocorrem cada vez mais online. A Austrália, conhecida por sua cultura altamente educada e produtiva, não é uma exceção. No entanto, a geografia do país representa um desafio para manter sua população na vanguarda da conectividade online.
As cidades e municípios da Austrália estão espalhados por um território vasto e acidentado, de quase 7,8 milhões de quilômetros quadrados. Com uma população de 22,8 milhões de pessoas, a Austrália tem uma das densidades demográficas mais baixas do mundo – uma média de três habitantes por quilômetro quadrado. Em termos comparativos, os Estados Unidos tem uma média de 32 habitantes por quilômetro quadrado e o Japão tem 337 habitantes por quilômetro quadrado.
Essa baixa densidade populacional é ótima para as pessoas que querem passear pelo interior, no entanto, representa um grande desafio técnico quando se quer conectar essas comunidades à internet com eficiência e segurança.
Para enfrentar este desafio, o governo australiano desenvolveu uma visão e estratégia para uma National Broadband Network (NBN), com o objetivo de fornecer acesso a todos os australianos. O NBN fornecerá acesso ao serviço de fibra óptica de banda larga a 93 por cento das casas, escolas e locais de trabalho em todo o país, com downloads muito rápidos de até 100 Megabits por segundo (Mbps). Os 7% restantes serão conectados através da próxima geração fixa sem fio e via satélite. A iniciativa da rede tem como objetivo colocar a Austrália na vanguarda da conectividade de alta velocidade em todo o mundo e permitir ao país liderar o desenvolvimento e a implementação de indústrias emergentes como telessaúde, serviços de realidade aumentada e fabricação de produtos digitais.
Em 2009 o governo australiano criou a National Broadband Network Company (NBN Co) para transformar a visão da NBN em uma realidade.
Isso nunca foi feito antes. Esta rede nacional representa o maior projeto de infraestrutura na história do país, semelhante à criação de um sistema viário praticamente do zero. Ao mesmo tempo, o governo australiano reconheceu que a rede precisava garantir os mais altos índices de confiabilidade, custo-eficácia e resolver completamente as necessidades da população.
A NBN Co recorreu à Emerson para a concepção, fornecimento e instalação de 10 hubs de rede (chamados centros de nós de agregação) que servirá de base para a rede que abrangerá o continente. A Emerson Network Power foi selecionada porque oferece uma combinação única da melhor tecnologia, capacidade de serviços gerais, profunda experiência industrial e gerenciamento de projetos que permitirá construir uma rede sem precedentes para avançar ainda mais rápida e eficientemente do que o inicialmente esperado.